CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Temas
  3. Regional
  4. PCP Açores questiona Governo Regional: cresce a pressão sobre trabalhadores Açorianos

Temas

16 janeiro 2010

PCP Açores questiona Governo Regional: cresce a pressão sobre trabalhadores Açorianos

  • Imprimir
  • Email
Twitter

Aníbal PiresO PCP Açores levantou no passado dia 14 de Janeiro o problema da crescente pressão sobre os trabalhadores e os seus direitos na Região, através de um requerimento ao Governo Regional.

Ler o requerimento apresentado

 

O aumento do desemprego e as dificuldades sentidas pelas empresas têm sido utilizadas para reduzir ou anular direitos e regalias dos trabalhadores açorianos e, mesmo, para cometer grosseiras violações das leis do trabalho, sem que haja a necessária resposta por parte das entidades competentes, nomeadamente da Inspecção Regional do Trabalho.

Para além dos despedimentos e reduções de actividade ou lay-off, verificam-se nos Açores múltiplos casos de salários em atraso, despedimentos ilegais, perseguições a trabalhadores que exercem o direito à greve, tentativas de intimidação de delegados sindicais e atitudes de autoritarismo por parte de algumas administrações.

Recorde-se que o PCP Açores propôs em sede de Orçamento para 2010 – e foi aprovado – um reforço de verbas para a Inspecção Regional do Trabalho (IRT), de forma a tornar mais efectiva a acção deste organismo. A falta de acção da IRT convida à impunidade e à generalização destas situações.

O PCP Açores pretende conhecer o número de casos de lay-off, de salários em atraso, de despedimentos e o número de processos que a IRT tem em mãos.

Usando o argumento da crise e das dificuldades das empresas procura-se levar a cabo um sério ataque aos direitos e rendimentos dos trabalhadores. Isso é inaceitável e compete ao poder regional impedi-lo. O PCP irá utilizar todos os meios ao seu alcance para defender os trabalhadores açorianos.

  • Anterior
  • Seguinte

Mais recentes

PCP Açores acusa Governo de abandono dos Açorianos e exige fim da política de desastre social 15 abril 2025
Apresentação da lista da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores às Eleições Legislativas 2025 04 abril 2025
Apresentação do primeiro candidato da CDU pelo Círculo dos Açores às Eleições Legislativas de 18 maio de 2025 30 março 2025
PCP/Açores defende medidas urgentes para combater injustiças e impulsionar o desenvolvimento da Graciosa 10 março 2025
CDU denuncia abandono da ilha das Flores e exige soluções 05 março 2025

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU