Faial

  • Nota da DORAA sobre o falecimento de Luís Carlos Decq Mota

    Pelo falecimento de Luís Carlos Decq Mota

    Luis Carlos Decq Mota

    O falecimento do Dr. Luís Carlos Decq Mota deixa o Faial e os Açores mais pobres.

    Luís Carlos Decq Mota foi um homem digno, um médico que serviu de forma desprendida a sua comunidade, um cidadão envolvido e atuante na vida social, desportiva e política da sua ilha e da Região. Um militante implicado na luta por uns Açores mais desenvolvidos e justos.

    Luís Carlos Decq Mota fica na memória dos seus amigos como um ícone do homem digno, como uma referência para os profissionais e utentes dos serviços públicos de saúde e um exemplo de cidadão íntegro e comprometido com a sua terra.

    Neste momento de consternação e pesar, em que as palavras não traduzem o sentimento de perda, pelo falecimento do camarada Luís Carlos Decq Mota, a DORAA do PCP apresenta à família enlutada as mais sentidas condolências.

    Horta, 02 de agosto de 2021
    A DORAA do PCP

  • Apresentação das Listas da CDU à Câmara Municipal e Assembleia Municipal da Horta

    Entrega das Listas Horta 30 de julho 2

    A candidatura da Coligação Democrática Unitária (CDU) às Eleições Autárquicas de 26 de setembro entregou, esta sexta-feira, 30 de julho, as listas aos diversos órgãos aos quais concorre na ilha do Faial. Estiveram presentes a primeira candidata à Câmara Municipal da Horta, Paula Decq Mota, o primeiro candidato à Assembleia Municipal da Horta, André da Costa Goulart e, em representação dos candidatos às Assembleias de Freguesia, esteve Manuela Flores, cabeça de lista à freguesia das Angústias.

  • CDU Faial não aceita soluções menores para o Aeroporto da Horta

    Aeroporto Horta 1A CDU Faial olha com enorme desconforto e preocupação para as notícias veiculadas na comunicação social, que dão conta da intenção da ANA Vinci assinalar as zona de segurança - Runway End Safety Areas (RESA) - na pista atual do Aeroporto da Horta.

     

    Esta notícia, no seguimento de declarações proferidas pelo representante da concessionária na 2.ª reunião do Grupo de Trabalho de estudo à Ampliação do Aeroporto da Horta, veio pôr a descoberto uma hipótese que a ANA VINCI nunca tinha apresentado publicamente. Ao afirmarem que não está afastada a possibilidade de reduzir as distâncias declaradas, ou seja diminuir a pista utilizável para aterragem e descolagem de aeronaves, mostram um total desinteresse e despreocupação para com uma infraestrutura pela qual são responsáveis. No fundo, para dar cumprimento às regulamentações europeias, querem arranjar uma estratégia de poupança para a multinacional, não se sabendo do impacto que uma medida destas terá nas ligações do Faial com o resto do arquipélago e do mundo.

  • Paula Decq Mota encabeça lista da CDU à Câmara Municipal da Horta

    IMG 2930 1

    A CDU apresentou hoje Paula Decq Mota, como primeira candidata à Câmara Municipal da Horta. A lista à Assembleia Municipal é encabeçada por André da Costa Goulart. Na sessão pública, realizada esta tarde no Jardim Florêncio Terra, Paula Decq Mota afirmou que a CDU é uma força imprescindível e insubstituível no concelho, quer pela sua história, quer pelo trabalho realizado. Preparando-se assim para debater projetos e visões para o concelho, a candidata da CDU afirmou que os Faialenses não estão destinados às alternativas do costume, que revelam mais semelhanças que diferenças e exemplos não faltam, na região e no país. O concelho da Horta precisa de políticas de futuro, com uma visão a longo prazo para o que se deseja para o concelho e para quem cá vive.

  • Quem cresce quer casa. No Faial não pode

    Habitação Abandonada FaialOs jovens faialenses, principalmente aqueles que ingressam no mercado de trabalho, enfrentam sérias dificuldades na área da habitação. Sozinhos, ou mesmo em casal, é evidente a dificuldade na procura de casa para este início de vida. Os baixos salários e a crescente precariedade impedem que muitos dos nossos jovens consigam arrendar uma casa e muito menos pensar em comprar uma, passando muitas vezes a solução por viver com outros familiares.

    Esta situação traz muitas consequências negativas. E como poderemos falar em qualidade de vida quando o mês é passado a fazer contas para ver se o dinheiro dá para chegar até ao próximo, ou quando a disponibilidade para momentos de lazer com família e amigos é muito baixa? Muitos dos nossos jovens vivem um sentimento de frustração cada vez mais comum.

  • Onde está a Bandeira Azul de Porto Pim?

    Porto Pim 1

    A Praia de Porto Pim é a mais frequentada da Ilha do Faial e uma das mais belas praias dos Açores. É dotada de boas infra-estruturas de apoio ao visitante e o seu extenso areal permitia habitualmente conforto e descanso, principalmente durante o verão. O areal, que possui cerca de 350 metros de extensão, é frequentemente inundado com lixo marinho que é trazido pelas correntes. Muitas vezes constatamos que quem faz a recolha desse lixo é a população e a junta de freguesia das Angústias. Apesar da Bandeira Azul, que entretanto já foi retirada, esta praia tem outras características que se têm vindo a acentuar e que provocam uma constante desvalorização da zona, das quais destacamos o mau cheiro de descargas/esgoto sentido por todos os que a frequentam, que é trazido quando está vento sul.

  • Monitorizar, Avaliar, Estudar: a sina do Aeroporto da Horta

    Aeroporto Horta 1Os deputados do PCP à Assembleia da República, Alma Rivera e Bruno Dias, dirigiram ao Ministro das Infraestruturas e Habitação uma pergunta relacionada com a segurança e operacionalidade da pista do Aeroporto da Horta.

    O PCP Açores considera inconcebível que este processo esteja neste impasse, entre grupos e estudos, entre projetos e negociações, entre partidos políticos e campanhas eleitorais. Esta rúbrica já contemplada por diversas vezes em Orçamentos de Estado, utilizada por diversas vezes como bandeira eleitoral do PS, acabou por não passar de uma proposta oca e sem efeito prático. E mais ridícula torna-se a congratulação entoada pelos atores políticos a propósito da criação de um grupo de trabalho sobre algo que já está supostamente contemplado e decidido em Orçamento de Estado. Mas, pelos vistos, agora é que é, para este grupo, o momento de “Monitorizar; Avaliar; Estudar”. Desta forma, o PCP apresentou ao Ministro das Infraestruturas e Habitação estas simples perguntas: «Quais foram as ações que já foram devidamente realizadas para concretizar a ampliação da pista do Aeroporto da Horta? Qual a calendarização de ações que vão ser efetuadas pelo grupo de trabalho? E após o grupo de trabalho, o que está previsto?».

  • Intervir | Março 2020

  • CDU Faial conclui reuniões com todas as juntas de freguesia da ilha do Faial

    IMG 20210415 231831 1

    “Não é possível evoluir”, foi a afirmação mais utilizada entre as freguesias faialenses. Com o objetivo de aprofundar os problemas de cada uma das freguesias e compreender as dificuldades sentidas pelos seus autarcas, os ativistas da CDU Faial reuniram, ao longo de quatro meses, com todos os executivos das Juntas de Freguesia do Faial. Entre a primeira reunião, realizada a 21 de janeiro, com a Junta de Freguesia dos Cedros, e a última, na passada semana, com a Junta de Freguesia da Ribeirinha, conclui-se que o balanço deste trabalho foi muito além do inicialmente esperado.

  • Os faialenses exigem mais do que anúncios: Plano e Orçamento Regionais de 2021 no Faial

    IMG 20210331 WA0013 1 1A Comissão de Ilha do Faial do PCP reafirma o seu compromisso na construção de soluções que visem o desenvolvimento do Faial e sublinha que tal objectivo só poderá ser alcançado com base numa estratégia de desenvolvimento coerente e persistente, que garanta a recuperação dos rendimentos das famílias faialenses e o lançamento de imprescindíveis infraestruturas locais, tudo integrado na perspectiva mais global da construção de uma sociedade mais equilibrada, mais sustentável e mais justa.

  • Uma casa dos trabalhadores e do povo no Faial

    166651250 1346693109032450 6763602672460464616 n

    A Comissão de Ilha do PCP Faial comunica que, a partir de hoje, dia 31 de Março, o Centro de Trabalho do PCP na ilha do Faial - Centro de Trabalho António Duarte - terá uma nova localização. O novo Centro de Trabalho do PCP na ilha Faial passa a estar localizado no Largo do Bispo D. Alexandre, no nº 4, 1 esquerdo.

  • Extensa degradação da rede viária não pode ser esquecida

    IMG 2008 1A passagem do Furacão Lorenzo em outubro de 2019 deixou cicatrizes um pouco por todo o lado no Faial. No entanto a direção da ondulação e a morfologia costeira fizeram das freguesias da Feteira, Angústias e Capelo as mais afetadas.

  • Extensa degradação da rede viária não pode ser esquecida

    algar 1Quando se fala dos problemas relacionados com o Faial e com a nossa vida coletiva, a questão das estradas é uma preocupação constante de quem cá vive. Sem negar alguns pequenos avanços que tem sido dado nesta área, a verdade é que o panorama geral é bastante preocupante.

    A comissão CDU da ilha do Faial congratula-se pela empreitada a decorrer ao redor do Monte Queimado. Lembramos que a urgência desta intervenção foi levantada por diversas vezes pelo PCP com elementos que exigiam uma ação urgente para remediar o perigo daquela via para todos os faialenses e a visitantes.

    A urgência justificou a realização desta obra, mas infelizmente há muitas outras que não seguem a mesma estratégia. O Faial possui mais de 200 kms de vias de circulação, entre estradas regionais, municipais e caminhos agrícolas, sendo que mais de 70% delas são asfaltadas, constituindo uma vasta rede de serviço às populações e às actividades económicas.

    No entanto, verifica-se que a grande maioria delas está num avançado estado de degradação, em especial em relação ao estado dos pavimentos, com evidentes incómodos e prejuízos nas viaturas, bem como colocando sérios perigos para a segurança de quem tem de circular por elas.

  • PCP/Faial reforça a estrutura de Ilha

    Paula Decq Mota

    A Comissão de Ilha do Faial do PCP, no âmbito dos estatutos do Partido e no quadro da reestruturação e reforço do trabalho de direcção do PCP na Ilha do Faial, procedeu a alterações na composição da sua Comissão de Ilha, bem como à eleição de um novo Coordenador.

  • O trabalho dos activistas da CDU FAIAL vai continuar

    CDU Faial

  • CDU Faial pede esclarecimentos sobre o funcionamento da Cadeia de Apoio da Horta

    122144209 798360887616737 3157987902693909946 n

    Durante o dia de ontem a CDU Faial recebeu a informação de que teria chegado uma ordem de serviço à Cadeia de Apoio da Horta, na qual constava a transferência de todos os reclusos que lá se encontram, até ao fim do mês, para o Estabelecimento Prisional Regional de Angra do Heroísmo.

  • Apresentação Manifesto Eleitoral e Candidatos da CDU ao Circulo do Faial

    Paula2020 11. Paula Decq Mota

  • Balanço das visitas e reuniões do PEV às ilhas do Pico, Faial e São Miguel

    03 EDA renovaveis

    Uma delegação do Partido Ecologista Os Verdes, incluindo Mariana Silva, Deputada Ecologista à Assembleia da República, Vera Correia dirigente Nacional e candidata da CDU pelo Círculo de São Miguel e Victor Cavaco coordenador do PEV para os Açores, terminou ontem à noite, 29 de setembro, um périplo de dois dias que passou pelo Pico, Faial e São Miguel e do qual se destaca neste pequeno balanço o seguinte:

  • CDU Faial lembra que há muito por fazer no Hospital da Horta

    hospitalHORTA

    Apesar das obras de aumento e remodelação realizadas no Hospital da Horta nos últimos anos, nomeadamente o novo Bloco C e o serviço de urgência, a CDU Faial manifesta uma grande preocupação relativamente ao estado de conservação e funcionamento do Bloco A, não intervencionado. Neste bloco, o mais significativo de todo o Hospital no que respeita à sua utilização, funcionam os blocos operatórios e os serviços de Cirurgia e de Medicina, entre outros.

    Não tendo sido alvo de qualquer remodelação aquando da construção do novo bloco, cedo se percebeu de falta de planeamento na decisão de aumentar o Hospital. O Bloco A está altamente degradado em geral, com canalizações completamente deficitárias e um sistema de refrigeração muito desadequado – para não dizer inexistente. Tratando-se do “coração” do Hospital, os profissionais que lá trabalham são os primeiros a afirmar que o perigo para os doentes está à espreita.

  • CDU entrega lista ao círculo eleitoral da ilha do Faial

    Foto Tribunal

    A CDU procedeu hoje, 11 de setembro, à entrega da lista dos seus candidatos pelo círculo eleitoral da ilha do Faial às eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, de 25 de outubro próximo. Para além da cabeça de lista Paula Decq Mota, acompanhada por outros candidatos, marcou também presença o mandatário Carlos Fraião, advogado de profissão.