A visita de Miguel Viegas ao Triângulo provou, mais uma vez, que só é possível outro futuro para a Região fora da política da União Europeia. Em particular, os constrangimentos à produção regional sentem-se ano após ano, sendo urgente eliminá-los para libertar os meios necessários ao investimento público e para permitir o crescimento económico e social.
A visita do eurodeputado comunista serviu para demonstrar mais uma vez que as imposições da UE – seja pela dívida pública que afoga o crescimento, seja pelas regras do euro, desadequadas da realidade regional e nacional – não servem os interesses dos açorianos.
No entanto, as reuniões e contactos que foram estabelecidos serviram também para demonstrar que outra política é possível – exigindo-se no imediato firmeza com Bruxelas, onde mais deputados do PCP podem fazer a diferença!
Nota de Imprensa
Visita do Eurodeputado do PCP Miguel Viegas
às Ilhas do Triângulo dos Açores
Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, esteve na passada semana no triângulo açoriano, desdobrando-se em visitas com diversas organizações e contactos com as populações. Sempre acompanhado de Vítor Silva, Coordenador Regional do PCP e Marco Varela, Responsável pela Organização do PCP nos Acores, o deputado esteve, no primeiro dia, reunido com a Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico e com a Associação de Agricultores local. No segundo dia, depois de uma ação de contacto com a população de S. Jorge, a delegação do PCP reuniu com a Associação de Agricultores do Faial terminando o dia com uma ação de rua na cidade da Horta.
Esta visita coincide com um período de intensa negociação no Parlamento Europeu sobre o futuro orçamento da União Europeia e a reforma da Política Agrícola Comum para o período 2021-2027. Neste sentido, as diversas reuniões foram de grande importância para debater as principais propostas do PCP nesta negociação na qual os deputados do PCP estão profundamente empenhados. A recusa dos cortes na Política de coesão e na Política Agrícola Comum e o reforço do POSEI com a criação de um POSEI transporte continua no topo das prioridades políticas do PCP.
Os deputados do PCP batem-se igualmente pela reposição das quotas leiteiras, por uma melhor e mais justa distribuição das ajudas do primeiro pilar e tudo farão para evitar a duplicação da taxa de co-financiamento no desenvolvimento rural. Relativamente ao vinho, existem boas condições para melhorar as derrogações relativas ao uso da casta Isabel e Saibel, abrindo assim caminho para uma melhor valorização do vinho de cheiro, tão importante para a economia da região.
A poucos meses das eleições para o Parlamento Europeu, Miguel Viegas e os dirigentes regionais do PCP Vítor Silva e Marco Varela, chamaram a atenção para os constrangimentos impostos pela União Europeia, seja ao nível da dívida pública que deve ser renegociada, seja ao nível das regras do euro que temos de romper para libertar os meios necessários ao investimento público.
Como ficou patente nos contactos com a população, existem enormes carências em serviços públicos nos Açores e em particular nas ilhas do triângulo açoriano, designadamente ao nível da saúde e dos transportes. Estas carências implicam respostas imediatas e sobretudo firmeza com Bruxelas onde mais deputados do PCP podem fazer a diferença.
Horta, 11 de Março de 2019
A DORAA DO PCP