A candidatura de João Ferreira às Eleições para a Presidência da República, que decorreram no dia 24 de janeiro de 2021, desenvolveu uma campanha essencialmente empenhada em esclarecer a grande importância deste órgão de soberania na vida do País, trazendo a público questões que outros candidatos preferiram não discutir.
João Ferreira alertou para o estrangulamento cada vez maior da economia do país, para a necessidade de investimento no Serviço Nacional de Saúde, na Educação, na Cultura e nos salários de toda a classe trabalhadora. E não passou ao lado de temas fundamentais, quais a administração da justiça e o cuidado com a segurança pública, apontando caminhos concretos, sem demagogia e facilitismos.
As propostas discutidas por João Ferreira tornaram-no o único candidato patriota com alternativas de esquerda, colocando no centro das decisões o bem-estar de todos os portugueses e o desenvolvimento soberano de Portugal.
João Ferreira deslocou-se para os Açores, onde teve contatos e reuniões em três ilhas. Os seus apoiantes e o Mandatário Regional da candidatura, por seu lado, empenharam-se no prosseguimento destes contatos, e procuraram difundir as razões de fundo pelas quais apelavam ao voto dos Açorianos.
Na Região, como no resto do País, João Ferreira obteve um resultado que ficou aquém das expetativas, mas apesar disso é justo assinalar que contou com mais 629 votos do que os obtidos pelo candidato apoiado pelo PCP em 2016, e isto apesar das muitas limitações que a situação pandémica colocou ao normal desenvolvimento da campanha. Eleitores que nunca tinham apoiado um candidato proposto pelo PCP, fizeram-no desta vez.
Nos tempos difíceis que se aproximam, muitas das questões que a campanha de João Ferreira levantou ganharão ainda mais sentido. Devemos continuar a trabalhar com entrega e persistência, para que cada vez mais pessoas entendam que os caminhos por nós apontados, não sendo certamente fáceis são os únicos que podem realmente conduzir a uma vida melhor para todos.
Nas palavras do próprio João Ferreira: «Amanhã cá estaremos! A lutar pelos direitos de todos, todos os dias! Cada voto contado nesta candidatura é já um ponto de apoio nesta luta que vai continuar por uma vida melhor. Com coragem e confiança, abriremos um horizonte de esperança na vida deste país».
25 de janeiro de 2021
O Secretariado da DORAA