O Deputado do PCP Açores, Aníbal Pires, reuniu hoje com o Presidente do Conselho de Administração do grupo SATA e desafiou os restantes partidos a clarificarem qual é a sua posição em relação a uma possível privatização, parcial ou total, da transportadora aérea regional no futuro.
“No momento em que os açorianos vão escolher os seus representantes para os próximos quatro anos, é essencial que saibam o que é que cada um dos partidos vai defender numa questão tão importante e estratégica para a Região”, afirmou Aníbal Pires e acusou PS, PSD e CDS de terem uma posição dúbia, dando “uma no cravo e outra na ferradura” em relação à SATA e ao seu futuro como empresa pública regional.
O PS esconde-se em palavras ambíguas, como “diversificação do capital” da SATA que na prática significa entrada de capital privado na nossa transportadora aérea. Esta incerteza e preocupação entre os trabalhadores da empresa, mas também entre todos os açorianos que dependem do serviço prestado pela SATA necessita, segundo Aníbal Pires, de clarificação por parte dos partidos com assento parlamentar.
A posição da CDU é clara e coerente com o que sempre tem defendido: a SATA, que é um património dos açorianos, tem de manter-se inteiramente na esfera pública, dada a importância do serviço que presta, e qualquer tentativa de privatização, total ou parcial, não só implicará mais gastos para o erário público, como resultará necessariamente numa degradação do serviço prestado à Região.
Falta agora que as outras forças políticas se definam e esclareçam os açorianos, antes das eleições regionais, de que lado estão nesta matéria. Se ao lado do Povo Açoriano ou lado do capital privado sem rosto nem pátria.
3 de Agosto de 2016
CDU Açores
Gab Imprensa