CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Opinião
  3. Sim
01 fevereiro 2007

Sim

  • Imprimir
  • Email
Twitter
jose_decq_mottaO Povo Português é chamado a pronunciar-se, em Referendo que se realiza no próximo dia 11 de Fevereiro, se sim ou não, a interrupção voluntária da gravidez, realizada em unidades de saúde, até às 10 semanas, deve ser considerada crime.

Pessoalmente considero que a interrupção voluntária da gravidez é uma atitude que qualquer mulher, ou qualquer casal, só toma em casos extremos. Posso pensar e penso que nunca incentivaria uma atitude desse tipo, mas também penso que é profundamente injusto criminalizar quem o faz. Posso desejar e desejo que a sociedade evolua no sentido de tal problema não se pôr a nenhuma mulher ou a nenhum casal. Mas essa não é a realidade que temos, pelo que o recurso ao aborto clandestino é, em muitos casos, a alternativa que é encontrada. A pergunta que nos é posta no Referendo do dia 11 pode não ser uma pergunta perfeita, mas deixa bem claro que não se propõe uma liberalização da IVG, mas se propõe antes, que no início da gravidez essa prática, realizada em condições adequadas, não seja crime, desde que ocorra por vontade da mulher. Por tudo isto a minha resposta no Referendo será SIM. As leis que fazemos devem responder aos problemas sociais que temos. Verdadeiro crime seria que o aborto clandestino continuasse a ser a chaga social que é.

José Decq Motta em “Crónicas D’Aquém” no Açoriano Oriental em 01 02 2007

  • Anterior
  • Seguinte

Mais recentes

Governo Regional deixa SATA em queda livre para o precipício 13 fevereiro 2026
Avanços no direito à mobilidade tiveram a oposição do Governo Regional 04 fevereiro 2026
Os serviços públicos de televisão e de rádio nas Regiões Autónomas têm um papel insubstituível para garantir a pluralidade e a diversidade da informação, a defesa e divulgação dos aspetos, sociais, económicos e culturais particulares das Regiões e na valo 03 fevereiro 2026
O Governo da República do PSD e CDS-PP opta por dificultar a vida aos açorianos. 05 janeiro 2026
Governo Regional falhou ao não pressionar atempadamente o Governo da República para evitar incumprimento nas IPSS 16 dezembro 2025

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU