CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Temas
  3. Saúde
  4. Valorizar os Médicos do Serviço Regional de Saúde é defender o direito à Saúde de todos os Açorianos!

Saúde

26 novembro 2019

Valorizar os Médicos do Serviço Regional de Saúde é defender o direito à Saúde de todos os Açorianos!

  • Imprimir
  • Email
Twitter

hospital da hortaOs médicos do SRS foram colocados perante uma situação de terem de devolver pagamentos que terão recebido indevidamente, por erro das Unidades de Saúde de Ilha.

Esta situação é mais um problema criado pelo IRAP e pelo Governo Regional, que navegam contra os interesses do povo açoriano, dificultando o acesso a direitos básicos como sejam a educação e a saúde. Este caso, que tem de ser inteiramente esclarecido, deve ser acompanhado da resolução dos verdadeiros problemas que afetam o SRS, nomeadamente a fixação de médicos e a garantia do direito à saúde a todos os açorianos, independentemente de onde residem. Nesse sentido, o PCP Açores está disponível para apresentar ou apoiar iniciativas legislativas que contribuam para a fixação de profissionais de saúde e a melhoria dos serviços públicos regionais.

 

 

Nota de Imprensa

PCP/Açores defende médicos do Serviço Regional de Saúde

Valorizar os Médicos do Serviço Regional de Saúde significa defender o direito à Saúde de todos os Açorianos!

 

Chegou ao conhecimento do PCP Açores que, com base num relatório do IRAP, os médicos do Serviço Regional de Saúde terão supostamente recebido honorários e compensações maiores do que lhes eram devidos. Os pagamentos foram feitos pelas Unidades de Saúde de Ilha que agora estão a exigir aos médicos que devolvam o que receberam a mais em consequência desse erro.

O PCP Açores considera, perante a situação que está colocada aos médicos, em particular aos especialistas de medicina geral e familiar, que esta bizarra situação poderá causar um êxodo destes profissionais, o que viria a agravar a já deficitária cobertura dos cuidados de saúde primária à população açoriana.

Num quadro em que se começam a verificar carências de outros profissionais, em particular professores, e quando se retoma a discussão pública sobre a necessidade de regulamentar e aperfeiçoar os mecanismos de fixação de pessoal docente e médico, em regime de exclusividade, o IRAP e o Governo Regional navegam contra a corrente, ou seja, contra os interesses do povo açoriano, dificultando o acesso a direitos básicos como sejam a educação e a saúde.

O PCP Açores considera que a questão dos supostos pagamentos indevidos aos médicos deve ser, não só cabalmente esclarecida pelo Governo regional, mas também alvo de entendimentos que não coloquem em causa o bem-estar e a qualidade de vida dos açorianos de todas as ilhas, designadamente na área da saúde.

O PCP Açores exorta o Governo regional a apresentar não só os devidos esclarecimentos sobre o relatório do IRAP, mas também a apresentar soluções para a resolução dos problemas que daí possam vir a resultar.

O PCP Açores está disponível para, no quadro institucional onde está representado, vir a apresentar ou a apoiar iniciativas legislativas que clarifiquem, aprofundem e aperfeiçoem os incentivos à fixação de profissionais de saúde e de docentes.

 

A DORAA do PCP

  • Anterior
  • Seguinte

Mais recentes

PCP/Faial reforça a estrutura de Ilha 22 fevereiro 2021
PCP/Açores contra a diminuição de ligações aéreas entre a Região e o Continente 18 fevereiro 2021
Comunicado da Direção Regional do PCP 08 fevereiro 2021
Sobre a redução das carreiras das camionetas em tempo de pandemia 02 fevereiro 2021
São Miguel: Incineração não é solução, é retrocesso 29 janeiro 2021

Últimas do PCP

25 fevereiro 2021

  • PCP assinala Centenário ao longo da próxima semana
  • Sobre a reunião com o Presidente da República para a renovação do estado de emergência
  • Com o PCP – Melhores pensões, mais saúde, condições de vida dignas
  • Sobre a reunião no Infarmed de 22 de Fevereiro

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU