Na sua intervenção, o candidato afirmou que a CDU se assume claramente "na defesa dos direitos de quem trabalha, nas condições de igualdade no acesso ao emprego, pelo emprego estável e com direitos, nas prestações sociais dignas, por salários e rendimentos justos." e que "é preciso mudar de políticas, é preciso devolver à Terceira o seu lugar no contexto regional", o que só pode ser conseguido com o reforço da CDU.
Declaração de Vítor Silva
primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral da ilha Terceira
A candidatura da CDU/Terceira é uma candidatura determinada e irreverente, que através da sua participação quer contribuir para a mudança, em defesa dos direitos de quem trabalha, por uma nova política e por um novo futuro para os Açores.
A melhoria das condições de vida dos Açorianos é a principal prioridade da CDU. Esta é a questão essencial para o desenvolvimento harmonioso de cada Ilha e da Região.
É bom ser açoriano, pena é que o partido socialista não permita que ainda seja melhor, porque melhor é possível e porque a Terceira e os Açores merecem melhor, é fundamental a eleição de deputados da CDU e de um grupo Parlamentar da CDU no Parlamento Regional.
Os votos na CDU contribuirão para assegurar um maior pluralismo na Assembleia Regional, garantindo a presença viva no Parlamento dos problemas dos trabalhadores e das populações.
A CDU assume-se na defesa dos direitos de quem trabalha, nas condições de igualdade no acesso ao emprego, pelo emprego estável e com direitos, nas prestações sociais dignas, por salários e rendimentos justos. Assume-se no combate ao desemprego e à precariedade laboral, no combate à pobreza e exclusão social e assume-se na defesa da proteção social e da segurança das populações.
O custo de vida aumenta e os rendimentos dos terceirenses não tem acompanhado este aumento, cresce o trabalho precário, aos trabalhadores não é dada a formação profissional devida, as famílias estão cada vez mais endividadas, é cada vez maior o número de habitações à venda por toda a Ilha. Tendo em conta este quadro desastroso, são cada vez mais os terceirenses que não têm outra alternativa se não emigrar, sobretudo os mais jovens.
Para nós as pessoas e a dignificação da sua qualidade de vida estão sempre em primeiro lugar. Por isso propomos a valorização do trabalho, com o aumento dos salários, das pensões e reformas, permitindo o aumento substancial do poder de compra dos açorianos e um verdadeiro fomento sustentado da economia regional. Só uma política construída na base daquelas que são as necessidades dos cidadãos poderá reverter a atual situação.
A ilha terceira tem perdido influencia a todos os níveis, no contexto regional, e os terceirenses estão a pagar a fatura, confrontando-se com o aumento das dificuldades no dia a dia.
É preciso mudar de políticas, é preciso devolver à Terceira o seu lugar no contexto regional, e isto só se consegue com o devido planeamento, investimento, gestão e fiscalização. Na nossa opinião e na opinião da maioria dos terceirenses, infelizmente, isto não tem acontecido.
A eleição de deputados desta força política é fulcral, para potenciar a qualidade da intervenção da CDU no Parlamento Regional, para que tudo não fique na mesma. Foi evidente a ação do deputado da CDU na última Legislatura, trazendo ao debate parlamentar as questões que interessam e preocupam os trabalhadores e os setores mais desfavorecidos da sociedade açoriana. Agora é a oportunidade de reforçar esta posição, a eleição de deputados da CDU é bom para a democracia e sobretudo para as açorianos e os açorianos, que sabem que podem contar com a CDU, porque para nós o que conta são as pessoas.
A candidatura da CDU da Terceira representa os que são afectos a nossa área política, os descontentes e os que acreditam que é possível fazer mais e melhor pela nossa terra.
Somos a opção para os que ainda estão indecisos, para os que habitualmente não votam, mas também, para os que tem votado e não encontraram a resposta, para os problemas que a cada dia se agravam. Somos a voz dos desiludidos, dos dececionados, dos que deixaram de acreditar “nos políticos” do PS, do PSD e do CDS, nos que acham que já não vale a pena ir votar.
Queremos dizer a essas pessoas que, sim, vale a pena acreditar num futuro melhor e lutar por ele; que vale a pena votar e não deixar que outros escolham por nós; Que vale a pena votar na CDU porque somos políticos muito diferentes, com uma política muito diferente.
Estamos aqui não por interesses ou ambições pessoais. Estamos aqui pela nossa terra, pelo nosso futuro, pelas pessoas e pela dignificação da sua qualidade de vida!
Angra do Heroísmo, 18 de Agosto de 2016
Vítor Silva