CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Opinião
  3. Boas Festas
21 dezembro 2011

Boas Festas

  • Imprimir
  • Email
Twitter

José Decq MotaNo quadro da cultura em que, como Povo, nos inserimos, esta época do ano é de Festa e nela se comemora o nascimento de Jesus Cristo.
Independentemente do significado mais forte que se queira dar a Cristo – Deus feito Homem ou Homem bom e transformador – o certo é que há mais de dois mil anos se deram acontecimentos que proclamaram valores articulados uns com os outros, valores esses que tinham como sentido principal a valorização do ser humano. A partir desses valores nasceu uma nova Religião, mas, mais do que isso, estruturou-se uma Cultura marcante na evolução da Humanidade. Comemora-se assim no Natal a fundação do Cristianismo e da Cultura Cristã.

São múltiplos os apelos, nesta quadra, ao fortalecimento do melhor que possa existir em cada um de nós; à realização de atitudes positivas no nosso comportamento com os outros; ao reforço da solidariedade; ao primado da bondade. Todos sabemos entretanto que muitos desses apelos individualizados não são fonte inspiradora do comportamento de quem os proclama, nem são matriz sólida das decisões de interesse e impacto colectivo que se tomam. Bem pelo contrário, são muitos os que remetem os valores proclamados para dentro das paredes dos templos e são muitos os que, pela prática e ao longo do tempo, negam e tentam destruir conceitos tão simples e tão belos como são os da solidariedade, da bondade, da partilha, da justiça e da harmonia.
Apesar de tudo isto e tendo sempre presente tudo o que de mau e concreto resulta de tudo isto, não quero deixar de desejar a todos os meus leitores e àqueles que trabalham na publicação que me acolhe, umas Boas Festas, harmoniosas e fraternas, que sejam fonte inspiradora da determinação de cada um em resistir à brutalidade instalada e lutar verdadeiramente por um Mundo melhor e mais justo.

Artigo de opinião de José Decq Mota, publicado em 21 de dezembro de 2011

  • Anterior
  • Seguinte

Mais recentes

Um Plano e Orçamento que não responde ao que é essencial para os açorianos e conta com o apoio de Chega e passividade de PS 04 dezembro 2025
Privatização da Azores Airlines e do handling: Um erro que custa milhões aos Açorianos 25 novembro 2025
PCP Açores denuncia agravamento das desigualdades e apela à mobilização dos trabalhadores 17 novembro 2025
Propostas de alteração ao Orçamento de Estado para 2026 com especial interesse para os Açores 13 novembro 2025
Privatização da Azores Airlines: um negócio cada vez mais obscuro que ameaça os Açores 11 novembro 2025

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU