CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Opinião
  3. O painel contraditório
07 maio 2010

O painel contraditório

  • Imprimir
  • Email
Twitter

Fernando MartaÉ comum vermos plasmados nos jornais, nas rádios e televisão, e restantes órgãos de comunicação social do arquipélago e do país, argumentos vastos de comentadores, comentaristas e críticos acérrimos dos caminhos que a política nacional, e até regional, têm percorrido nos últimos anos, particularmente desde as aclamadas vitórias de Carlos César para a presidência do governo regional, bem como desde o primeiro mandato do primeiro-ministro, secretário-geral do PS, e cujas opções de governação são postas em causa, diariamente, pela luta dos trabalhadores e das populações, mas não só.

 

Nas comemorações de 25 de Abril último, muitas foram as intervenções de circunstância levadas a cabo por quem, desde a revolução, tem mantido o poder no país e na região. Desde citações de Lenine por representantes da direita, até ao normal aligeirar de responsabilidades de quem, irresponsavelmente, tem trabalhado não em prol dos trabalhadores e das populações, mas sim numa tentativa sistemática (e por vezes conseguida) de devolver aos grandes grupos económicos e financeiros, os monopólios que justamente lhes haviam sido retirados e repartidos pelos trabalhadores, agricultores e operários, tudo coube no hipócrita falatório de alguns responsáveis políticos.

Não obstante, o citado e estafado aligeirar de responsabilidades conhece, por vezes, momentos em que, quem não conheça o país, ou quem há muito emigrou deste jardim à beira-mar plantado, há-de sentir-se mais do que confuso, confundido. Na verdade, é um fartote de intervenções escorreitas de quem, do mesmo partido ou do partido do mesmo, passa os dias e as noites a tecer comentários (inscritos nos discursos do 25 de Abril) contra uma política que esses (os mesmos) levaram a cabo, apoiaram ou, não tendo apoiado, pagam quotas para o mesmo propósito. É isto mesmo, clarinho como água.

Na Região Autónoma dos Açores, é vê-los a contradizerem-se a si, e aos seus partidos, em textos e mais textos de muita letra, mas pouco conteúdo. Criticam aquilo que ajudaram a construir, com o objectivo primeiro de mistificar quem lê, quem ouve, quem vota. Se assumissem as suas malfeitorias como executantes de uma política que tem levado à degradação das condições de vida dos portugueses, como reagem àquilo de que discordam concordando, as populações saberiam escolher quem as governa de outra forma, atendendo a outro futuro. Mas dizer uma coisa, e o seu contrário, esperando que se torne verdade, acaba por ser mais seguro.

Nos discursos do 25 de Abril, aconteceu, a este respeito, o receituário de sempre: ex e actuais ministros, presidentes da república, governantes vários a tecerem críticas de ocasião ao trabalho que deixaram do tempo em passaram pelos corredores do poder. Muito se falou sobre salários de gestores, lucros dos grupos económicos e financeiros, disparidades salariais. Para “português ouvir”, diria. Estes foram precisamente os mesmos que, quando puderam, deixaram tudo na mesma.

 

Artigo de opinião de Fernando Marta

  • Anterior
  • Seguinte

Mais recentes

Um Plano e Orçamento que não responde ao que é essencial para os açorianos e conta com o apoio de Chega e passividade de PS 04 dezembro 2025
Privatização da Azores Airlines e do handling: Um erro que custa milhões aos Açorianos 25 novembro 2025
PCP Açores denuncia agravamento das desigualdades e apela à mobilização dos trabalhadores 17 novembro 2025
Propostas de alteração ao Orçamento de Estado para 2026 com especial interesse para os Açores 13 novembro 2025
Privatização da Azores Airlines: um negócio cada vez mais obscuro que ameaça os Açores 11 novembro 2025

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU