• Sobre os resultados eleitorais

    194076195 3932642143480500 3228409028368440799 nDeclarações do Coordenador do PCP

    Começo por dirigir uma saudação às centenas de mulheres e homens que integraram as candidaturas da CDU nos Açores, colaborando e dinamizando uma intensa campanha de contacto e esclarecimento com os açorianos, ouvindo os seus problemas, escutando a sua vontade e levando as propostas e o projeto da CDU à maior parte das localidades da nossa Região.

    Independentemente dos resultados eleitorais em cada local, o esforço, a dedicação e o empenhamento e a coragem dos ativistas da CDU constituiu uma poderosa afirmação da força, presença, implantação e uma verdadeira ligação às diversas realidades locais, o que se traduz numa profunda ligação da CDU ao Povo açoriano.

    A CDU continuará a intervir para responder aos interesses e aspirações dos trabalhadores e do povo açoriano.

  • Os trabalhadores municipais têm de ser valorizados

    WhatsApp Image 2021 09 23 at 10.46.01São os trabalhadores municipais que mantêm o Concelho e a Câmara a funcionar. Por isso mesmo, é preciso que o município reconheça na prática o seu papel, o que implica valorizar os seus salários, dar-lhes melhores condições de trabalho e estabelecer contratos de trabalho permanentes. No entanto, o que frequentemente se verifica é o contrário. Em particular, agrava-se a precariedade, nomeadamente com o abuso dos programas ocupacionais e de contratos temporários, e os salários continuam salários baixos e injustos. A CDU recusa esta realidade e afirma que a alternativa existe e que pode ser concretizada, já no próximo dia 26 de setembro.

    Para a CDU, o pagamento do subsídio de penosidade e insalubridade não pode ser posto em causa pela existência de outros subsídios destinados a outros fins, como à compensação pelo trabalho noturno. É preciso assegurar este subsídio a todos os trabalhadores e lutar pelo aumento geral dos salários!

    O voto na CDU significa a defesa de melhores salários e a luta por melhores condições de vida. E isto já foi demonstrado quando, graças à ação persistente da CDU, se conseguiu criar a Remuneração Complementar (Subsídio de Insularidade) e o subsídio de penosidade e insalubridade que hoje os trabalhadores recebem.

    A CDU considera inaceitável a ameaça de privatização de serviços essenciais prestados pelos trabalhadores da Câmara. Significará três coisas:

    · maiores custos para a Câmara, aumentando os lucros das empresas que se têm habituado a viver à custa dos dinheiros públicos;

    · pior serviço prestado, como o demonstra a realidade dos serviços que são privatizados;

    · piores condições para os trabalhadores, nomeadamente no horário de trabalho e nos seus rendimentos.

    Os trabalhadores e os munícipes merecem uma outra política! Para a CDU, a Câmara Municipal tem de reconhecer a importância que os trabalhadores da autarquia têm para o Concelho de Ponta Delgada. Cabe à Câmara dar o exemplo, na construção de uma sociedade melhor, o que passa pela valorização dos seus trabalhadores!

  • Apresentação das Listas da CDU à Câmara Municipal e Assembleia Municipal da Horta

    Entrega das Listas Horta 30 de julho 2

    A candidatura da Coligação Democrática Unitária (CDU) às Eleições Autárquicas de 26 de setembro entregou, esta sexta-feira, 30 de julho, as listas aos diversos órgãos aos quais concorre na ilha do Faial. Estiveram presentes a primeira candidata à Câmara Municipal da Horta, Paula Decq Mota, o primeiro candidato à Assembleia Municipal da Horta, André da Costa Goulart e, em representação dos candidatos às Assembleias de Freguesia, esteve Manuela Flores, cabeça de lista à freguesia das Angústias.

  • RIcardo Tavares encabeça a lista da CDU à Câmara Municipal da Lagoa

    ricardo tavares 1A CDU já procedeu à entrega das listas dos seus candidatos ao município da Lagoa. Os primeiros candidatos aos órgãos concelhios são Ricardo Tavares para a Câmara Municipal da Lagoa e João Almeida para a Assembleia Municipal da Lagoa. Ambos são jovens – o primeiro nasceu em 1981 e o segundo em 1996.

    A CDU é a força que, no poder local, tem demonstrado ser capaz de intervir em favor das populações, com trabalho, honestidade e competência, como o demonstram os seus milhares de eleitos autárquicos no país. O reforço da CDU, com a eleição de vereadores e deputados municipais, num concelho como o da Lagoa, em que se assiste a um significativo aumento dos problemas ligados à desigualdade social, permitirá colocar no centro das atenções a necessidade de se alterem as políticas do costume.

  • Judite Barros encabeça a lista da CDU à Câmara Municipal da Ribeira Grande

    Entrega das listas Ribeira GrandeNo dia 29 de julho, os candidatos autárquicos aos órgãos da Ribeira Grande apresentaram a sua candidatura às eleições, no Tribunal da Ribeira Grande. Neste grupo, encontravam-se o 1º candidato à Assembleia Municipal da Ribeira Grande, João Subtil, reformado da Marinha; a 1ª candidata à Câmara Municipal da Ribeira Grande, Judite Barros, professora do ensino secundário e o 1º candidato à Assembleia de Freguesia da Matriz – Ribeira Grande, Óscar Ferreira, professor do ensino secundário.

    A CDU é uma força partidária diferente, onde não existem promessas e todos os compromissos assumidos são para respeitar. A sua presença, nos diferentes órgãos autárquicos, será a garantia da defesa dos interesses das populações das diferentes freguesias que constituem o Concelho da Ribeira Grande. Somos uma força plural e dialogante, senão não teríamos a Coligação Democrática Unitária (PCP+PEV), a mais antiga do país, onde conjugamos os interesses em defesa de um mundo melhor, mais equilibrado e sustentável.

     

  • Paula Decq Mota encabeça lista da CDU à Câmara Municipal da Horta

    IMG 2930 1

    A CDU apresentou hoje Paula Decq Mota, como primeira candidata à Câmara Municipal da Horta. A lista à Assembleia Municipal é encabeçada por André da Costa Goulart. Na sessão pública, realizada esta tarde no Jardim Florêncio Terra, Paula Decq Mota afirmou que a CDU é uma força imprescindível e insubstituível no concelho, quer pela sua história, quer pelo trabalho realizado. Preparando-se assim para debater projetos e visões para o concelho, a candidata da CDU afirmou que os Faialenses não estão destinados às alternativas do costume, que revelam mais semelhanças que diferenças e exemplos não faltam, na região e no país. O concelho da Horta precisa de políticas de futuro, com uma visão a longo prazo para o que se deseja para o concelho e para quem cá vive.