Apresentação das listas dos candidatos da CDU aos Dez Círculos Eleitorais
A todas as açorianas e açorianos
Aos Camaradas e Amigos,
Hoje a CDU apresenta dez candidaturas que, com força e muito empenho, propõem a todos os açorianos uma alternativa, um projeto com futuro para os Açores que irá combater toda a passividade e conformismo que nos rodeia.
Sim, estas eleições que temos no horizonte são de uma grande e decisiva importância. São a grande oportunidade para que todos os que lutam por mais direitos, para que todos os que aspiram a uma vida melhor, expressem a vontade de dar a esta Região um projeto de futuro.
Por isso, vamos para este combate eleitoral muito determinados a construir um resultado que garanta aos açorianos um avanço concreto na elevação das condições de vida dos trabalhadores e do povo, traduzido na melhoria dos salários, das reformas, das condições de trabalho, na concretização efectiva dos direitos à saúde, à educação, à protecção social, à mobilidade, à cultura.
Desta forma, a CDU traçou 12 eixos de defesa que se afiguram urgentes e de resolução imediata. São estes os princípios que defendemos para todos os açorianos, são estas as mudanças que queremos provocar:
- Elaboração de um Plano de Combate à Precariedade; apoio às micro, pequenas e médias empresas, na perspetiva da criação de emprego sustentável e com direitos;
- Valorização salarial, defesa dos direitos laborais e aumento do Acréscimo Regional ao Salário Mínimo Nacional, de 5% para 7,5%;
- Combate à pobreza e à exclusão social: aumento do complemento regional de pensões, abono de família e a redução da taxa mais alta do Iva;
- Creches gratuitas e aumento da rede pública de creches;
- Incentivos à fixação de jovens em todas as ilhas e nos centros históricos das cidades;
- Melhores transportes públicos - terrestres, marítimos e aéreos – numa perspetiva de mobilidade integrada. Diminuição dos preços das passagens e criação de passes sociais.
- Valorização da produção regional (Agricultura, Pescas e Indústria transformadora);
- Reforço e defesa dos serviços públicos – em particular do Serviço Regional de Saúde e da Educação – reforçando-os em meios humanos e recursos materiais;
- Reforço do Sector Publico Empresarial Regional (SATA, EDA, Santa Catarina e SINAGA);
- Defesa do meio ambiente;
- Uma política de valorização da Cultura e da Ciência e Tecnologia;
- Desenvolvimento harmonioso e equilibrado das noves ilhas do arquipélago dos Açores.
É por estas 12 razões que é fundamental que o crescimento eleitoral da CDU e a eleição de mais deputados nestas eleições sejam uma realidade, para garantir uma política alternativa que defenda os trabalhadores e o povo.
Vamos convictos de que todos os caminhos do reforço da CDU estão em aberto, e vamos percorrê-los com a confiança que nos dá a consciência do dever cumprido e do trabalho realizado nesta legislatura que agora termina.
Aqui estamos, reafirmando que podem contar sempre com a CDU, com esta força que precisamos de fortalecer com mais votos, porque todos os açorianos precisam de ter, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, quem os defenda e quem se bata para a afirmação e a concretização de um projecto verdadeiramente alternativo para a Região.
Partimos para este novo combate eleitoral com a mesma determinação e confiança de sempre!
Partimos com uma lista completamente renovada. Todos os círculos apresentam candidatos com condições para assumir as responsabilidades que os açorianos nos queiram confiar.
Partimos para estas Eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores ALRAA, determinados a confirmar e alargar a nossa influência e representação, animados e confiantes porque, ao lado de todos os açorianos, apresentamos um Projeto de futuro para os Açores.
Pelos Corvinos- Marco Varela
Pelos Florentinos-Luísa Corvelo
Pelos Faialenses- Paula Decq Mota
Pelos Picoenses- Daniela Jacobs
Pelos Jorgenses- Pedro Pessanha
Pelos Graciosenses- Joana Fonseca
Pelos Terceirenses- António Fonseca
Pelos Micaelenses- Rui Teixeira
Pelos Marienses- Dulce Correia
Pelo Círculo de Compensação- Marco Varela