CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Temas
  3. Geral
  4. Setor Empresarial Público Regional - Comunicado do Secretariado do PCP/Açores

Temas

21 abril 2020

Setor Empresarial Público Regional - Comunicado do Secretariado do PCP/Açores

  • Imprimir
  • Email
Twitter

1280px Flag of the Portuguese Communist Party.svg

 

 PCP Açores defende o Sector Empresarial Público Regional

Nota de Imprensa

 

A dramática situação que estamos a viver, e as respostas ou não respostas que estão a ser dadas para a mitigar, evidenciam de forma clara e inequívoca que as teses neoliberais que presidiram às opções políticas de privatização de numerosos setores sociais e económicos constituíram um erro com custos elevados para os trabalhadores, para a população, mas também para a economia regional.

As respostas, seja na educação, seja na solidariedade social, seja no fornecimento de energia, seja nos transportes aéreos, seja ainda nas instituições financeiras e, neste contexto como em qualquer outro, na saúde, dependem do Estado.

As teses neoliberais do “menos Estado melhor Estado”, apesar das desesperadas tentativas de as manter à tona, ruíram como um castelo de cartas perante uma ameaça que, sendo global, só atingiu estas proporções pelas caraterísticas do mercado global e da elevada dependência externa, designadamente quando falamos de produtos alimentares.

As respostas encontram-se no serviço nacional e regional de saúde, no ensino público, na segurança social pública, no sector público empresarial regional, como o Grupo SATA e a conserveira de Santa Catarina.

As decisões que o governo regional tomou em relação aos transportes aéreos só foram possíveis porque o Grupo SATA é uma empresa com capitais exclusivamente públicos. E assim deve permanecer, como sempre o PCP Açores defendeu.

Se algumas conclusões se podem tirar dos efeitos desta pandemia, uma delas será a necessidade de rever decisões que apontavam para a privatização parcial da Azores Airlines e para a privatização da conserveira de Santa Catarina, que como se sabe continua a laborar e escoar todo o produto transformado.

Por outro lado, fica clara a imprescindibilidade dos serviços públicos e a qualidade do serviço prestado.

Os serviços privados de saúde, de educação e de seguros de saúde estão desenhados como um negócio que, como qualquer outro, visa a obtenção de lucro. A saúde, a educação e a segurança social não são compagináveis com o mercado.

O PCP Açores defende e considera prioritário que se estabeleçam opções orçamentais claras para o reforço dos meios dos serviços públicos e para a valorização dos trabalhadores da administração pública regional e do setor público empresarial da Região.

Horta, 21 de Abril de 2020

O Secretariado da DORAA.

Tags: PCP, Política Regional;, Transportes, Saúde
  • Anterior
  • Seguinte

Mais recentes

CDU avança em Ponta Delgada! 09 julho 2025
Os "benefícios" do processo de privatização da SATA já se refletem nos Açores… 09 julho 2025
CDU solidária com os taxistas da ilha do Pico 02 julho 2025
Açores em risco: PCP alerta para o rumo desastroso das políticas em curso 24 junho 2025
PCP Açores acusa Governo de abandono dos Açorianos e exige fim da política de desastre social 15 abril 2025

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU