• Verão, sol, turismo, lucros das grandes empresas a crescer e trabalhadores a perder!

    IMG 20210922 WA0000

    A situação económica e social tem vindo a agravar-se com o aumento generalizado do custo de vida, da exploração e das desigualdades. A perda de poder de compra sentida pela generalidade dos açorianos não poupa sequer os que mais contribuem para o crescimento da economia da Região.

  • Do discurso à prática. O mau exemplo do Governo Regional do PSD, CDS-PP e PPM

    Reun CGTP

    No dia 21 de junho, uma delegação do PCP Açores reuniu com a CGTP-IN Açores, para aprofundar o conhecimento sobre os problemas que diariamente os trabalhadores e trabalhadoras enfrentam na Região Autónoma dos Açores. É notória a falta de medidas e respostas ao aumento do custo de vida na região, por parte do Governo Regional de coligação de direita (PDS, CDS-PP e PPM) com o apoio parlamentar da extrema-direita (Chega e iniciativa Liberal). Estão criadas as condições para a perda do poder de compra e para o aumento da exploração e das desigualdades.

  • PCP Açores reúne com o Sindicato dos Profissionais dos Transportes, Turismo e outros Serviços da Horta

    transportes sindicato

    O coordenador do PCP Açores, Marco Varela, realizou no dia 20 de julho uma reunião com o Sindicato dos Profissionais dos Transportes, Turismo e outros Serviços da Horta para aprofundar o conhecimento dos problemas dos trabalhadores desta área, e as dificuldades com que são confrontados no dia a dia, para procurar dar-lhes voz. Também foi apresentado o conjunto de propostas que o PCP tem para as diversas áreas abrangidas por esta organização sindical, estando certos de que as mesmas vão ao encontro das suas necessidades e preocupações.

  • João Decq Motta - Trabalhadores (XI Congresso)

    11

  • Else Reis - Trabalhadores do Matadouro da Ilha Terceira (XI Congresso)

    10

  • PCP Açores reuniu com delegação do SINTTAV

    safe image

    Na passada terça-feira dia 15 de março, o coordenador do PCP Açores, acompanhado por um membro da comissão de ilha do Faial, reuniu com uma delegação do SINTTAV (Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisuais) que solicitara esta reunião para apresentar um conjunto de preocupações relativas aos trabalhadores e ao serviço público de televisão, rádio e multimédia prestado pelo Centro Regional da RTP-Açores. O PCP Açores reiterou a sua posição na defesa do caráter público destes serviços, que no entender do PCP, são essenciais para os açorianos e para a sua diáspora.

  • Os trabalhadores municipais têm de ser valorizados

    WhatsApp Image 2021 09 23 at 10.46.01São os trabalhadores municipais que mantêm o Concelho e a Câmara a funcionar. Por isso mesmo, é preciso que o município reconheça na prática o seu papel, o que implica valorizar os seus salários, dar-lhes melhores condições de trabalho e estabelecer contratos de trabalho permanentes. No entanto, o que frequentemente se verifica é o contrário. Em particular, agrava-se a precariedade, nomeadamente com o abuso dos programas ocupacionais e de contratos temporários, e os salários continuam salários baixos e injustos. A CDU recusa esta realidade e afirma que a alternativa existe e que pode ser concretizada, já no próximo dia 26 de setembro.

    Para a CDU, o pagamento do subsídio de penosidade e insalubridade não pode ser posto em causa pela existência de outros subsídios destinados a outros fins, como à compensação pelo trabalho noturno. É preciso assegurar este subsídio a todos os trabalhadores e lutar pelo aumento geral dos salários!

    O voto na CDU significa a defesa de melhores salários e a luta por melhores condições de vida. E isto já foi demonstrado quando, graças à ação persistente da CDU, se conseguiu criar a Remuneração Complementar (Subsídio de Insularidade) e o subsídio de penosidade e insalubridade que hoje os trabalhadores recebem.

    A CDU considera inaceitável a ameaça de privatização de serviços essenciais prestados pelos trabalhadores da Câmara. Significará três coisas:

    · maiores custos para a Câmara, aumentando os lucros das empresas que se têm habituado a viver à custa dos dinheiros públicos;

    · pior serviço prestado, como o demonstra a realidade dos serviços que são privatizados;

    · piores condições para os trabalhadores, nomeadamente no horário de trabalho e nos seus rendimentos.

    Os trabalhadores e os munícipes merecem uma outra política! Para a CDU, a Câmara Municipal tem de reconhecer a importância que os trabalhadores da autarquia têm para o Concelho de Ponta Delgada. Cabe à Câmara dar o exemplo, na construção de uma sociedade melhor, o que passa pela valorização dos seus trabalhadores!

  • Visita parlamentar da Deputada do PCP à AR Alma Rivera

    WhatsApp Image 2021 05 31 at 15.09.01 1Concluiu-se ontem, 31 de maio, a visita a São Miguel da Deputada do PCP à Assembleia da República Alma Rivera. Nos últimos três dias, a parlamentar encontrou-se, formal e informalmente, com diversos representantes de variados setores. Destacaram-se naturalmente, pelo seu conteúdo informativos, as reuniões que tinham sido anteriormente programadas.

  • Comunicado da Direção Regional do PCP

    IMG 20210208 103008 1

    A Direção Regional do PCP Açores (DORAA) esteve reunida no passado sábado, dia 6 de Fevereiro, na cidade da Horta, para analisar a situação política e social, tanto a nível nacional como regional, definindo as principais linhas de intervenção política e as prioridades de trabalho do PCP Açores.