CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Temas
  3. Geral
  4. PCP Açores acusa Governo de abandono dos Açorianos e exige fim da política de desastre social

Temas

15 abril 2025

PCP Açores acusa Governo de abandono dos Açorianos e exige fim da política de desastre social

  • Imprimir
  • Email
Twitter

Cópia de Post 11 p divulgação acções contacto e recolha assinaturas 2

A Direção Regional do PCP Açores (DORAA) reuniu-se no dia 12 de abril, em Ponta Delgada, para analisar a situação política e social, e traçar as principais linhas de intervenção política do PCP.

No país e na Região, é cada vez mais evidente a grave situação de desequilíbrio social, provocada pelo aumento das desigualdades e das injustiças, bem como pela falta de resposta aos problemas com que se confrontam os trabalhadores e o povo.

Tanto o Governo da República como o Governo Regional fazem opções políticas apoiadas por partidos como o Chega, a Iniciativa Liberal e o PS, beneficiando uma minoria em detrimento da maioria da população. Nada de novo. Esta é a política de direita em toda a sua expressão: salários e pensões baixos, cada vez mais insuficientes face ao aumento do custo de vida; serviços públicos sem meios adequados para responder às necessidades em diversas áreas; subfinanciamento crónico em setores essenciais como a saúde e a educação. Na área da saúde, por exemplo, a carência de profissionais torna-se gritante em várias ilhas da Região, sobretudo naquelas que não têm hospital. A solução não pode ser, como afirmou recentemente o Vice-Presidente do Governo Regional no congresso do CDS-PP, a demissão do Governo Regional das suas responsabilidades, propondo a entrega das áreas da saúde e educação ao Governo da República — uma proposta que representa um retrocesso de décadas.

Perante estes e outros problemas, a resposta dos Governos tem sido encarar as dificuldades como oportunidades de negócio. A nível nacional, está em curso a entrega de cinco hospitais e 170 centros de saúde ao setor privado. Na Região, a cada problema, em vez de se encontrarem soluções, contratam-se estudos que visam abrir caminho à privatização. SATA, IROA, IAMA, Portos dos Açores e, potencialmente, a Atlânticoline são alguns dos exemplos. É urgente travar este caminho.

Não basta anunciar intenções e investimentos com pompa e circunstância. A propaganda não resolve os problemas reais dos açorianos — é necessário cumprir, investir e pagar, o que está longe de ser feito. Um exemplo gritante é o atraso, com mais de um ano, no pagamento do Qualifica Superior.

O que se impõe é uma rutura com a política de direita que compromete a mobilidade e o desenvolvimento económico da Região. Cada voto na CDU é um voto de confiança e coragem, na defesa de um país e de uma Região com futuro. E todos os votos contam.

Nos últimos 11 meses, apresentámos cerca de duas dezenas de propostas concretas para a Região na Assembleia da República, das quais destacamos:

· A eliminação do atual sistema de reembolso no subsídio de mobilidade na Região Autónoma dos Açores, propondo o pagamento direto pelo passageiro de apenas 119€;

· A transferência de verbas para a SATA, até ao montante de 16 milhões de euros;

· Um apoio extraordinário à Região para a promoção da habitação;

· O reforço das tripulações de busca e salvamento;

· A descontaminação dos solos e aquíferos na Ilha Terceira;

· O reforço de verbas para o Centro Regional da RTP-Açores;

· A integração dos trabalhadores em funções na RDP-Açores e RTP-Açores, bem como dos bolseiros de investigação na Universidade dos Açores;

· A compensação dos sobrecustos da insularidade e ultraperiferia para instituições públicas de ensino superior das regiões autónomas;

· A atribuição da remuneração complementar regional aos trabalhadores da administração pública central a desempenhar funções nos Açores;

· O pagamento dos retroativos aos ex-trabalhadores da Base das Lajes;

· O levantamento de necessidades e a resolução de insuficiências no Registo Civil;

· O reforço dos meios da PSP na Região;

· A remodelação e construção de novas esquadras da PSP;

· A contratação de oficiais de justiça para assegurar o funcionamento adequado dos tribunais;

· A construção de um Estabelecimento Prisional na Ilha de São Miguel;

· As obras de conservação e requalificação do Estabelecimento Prisional da Ilha Terceira;

· Obras de beneficiação da Cadeia de Apoio da Horta.

Estamos e estaremos, em cada concelho e em cada ilha, sempre do lado certo: sem ambiguidades, ao lado de quem trabalha ou trabalhou uma vida inteira, dos jovens que têm direito a um futuro na sua terra, e de todos os que lutam por uma vida melhor.

DORAA

15/04/2025

Tags: PCP, DORAA
  • Anterior
  • Seguinte

Mais recentes

PCP Açores denuncia agravamento das desigualdades e apela à mobilização dos trabalhadores 17 novembro 2025
Propostas de alteração ao Orçamento de Estado para 2026 com especial interesse para os Açores 13 novembro 2025
Privatização da Azores Airlines: um negócio cada vez mais obscuro que ameaça os Açores 11 novembro 2025
O PCP-Açores recebe Caderno Reivindicativo dos Trabalhadores Açorianos para 202 28 outubro 2025
CDU avança na Horta! 30 julho 2025

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU