PCP

  • SMG

    A deputada do PCP ao Parlamento Europeu iniciou a sua visita à Região na ilha do Pico com uma reunião com a Associação Agrícola do Pico, acompanhada por diversos membros da lista que se candidata ao círculo eleitoral do Pico. Entre outros contatos com a população, a deputada encontrou as ex-trabalhadoras da COFACO, às quais garantiu que o PCP e a CDU estavam longe de desistir desta luta, dando a conhecer as atividades desenvolvidas no Parlamento Europeu para obter a intervenção da Comissão Europeia no assunto, de forma a apoiar os rendimentos destas trabalhadoras, facilitar os seus processos de transição e apoiar o seu regresso ao trabalho.

  • thumbnail foto int varela

    Apresentação das listas dos candidatos da CDU aos Dez Círculos Eleitorais

  • Joana Fonseca 1A CDU realizou ontem, dia 14 de setembro, a entrega da lista dos seus candidatos pelo círculo eleitoral da ilha da Graciosa às eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que se realizam no próximo dia 25 de outubro.

  • 20180929205017 IMG 0563 2 1A CDU realizou, no dia 10 de setembro, a entrega da lista dos seus candidatos pelo círculo eleitoral da ilha das Flores às eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que se realizam no próximo dia 25 de outubro.

  • DSC07649 1

    A CDU realizou, no dia 10 de setembro, a entrega da lista dos seus candidatos pelo círculo eleitoral da ilha do Corvo às eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que se realizam no próximo dia 25 de outubro.

  •  

    IMG 20200911 152058 1A CDU realizou hoje, dia 11 de setembro, a entrega da lista dos seus candidatos pelo círculo eleitoral da ilha Pico às eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores que se realizam no próximo dia 25 de outubro.

  • Foto Tribunal

    A CDU procedeu hoje, 11 de setembro, à entrega da lista dos seus candidatos pelo círculo eleitoral da ilha do Faial às eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, de 25 de outubro próximo. Para além da cabeça de lista Paula Decq Mota, acompanhada por outros candidatos, marcou também presença o mandatário Carlos Fraião, advogado de profissão.

  • A Fonseca 1

    A CDU realizou ontem, dia 10 de setembro, a entrega da lista dos seus candidatos pelo círculo eleitoral da ilha Terceira às eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores que se realizam no próximo dia 25 de outubro. A apresentação da Lista contou com a participação do primeiro candidato António Fonseca que foi acompanhado pelo mandatário local António Pedro Inocêncio.

  • PESSANHAA CDU realizou hoje, dia 10 de setembro, a entrega da lista dos seus candidatos pelo círculo eleitoral da ilha de São Jorge às eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que se realizam no próximo dia 25 de outubro.

    Pretendendo representar amplos sectores da sociedade, a lista da CDU candidata à Ilha de São Jorge será encabeçada por Pedro Pessanha, de 51 anos, com a profissão de gestor, sendo acompanhada por António Machado, de 27 anos, trabalhador-estudante e Noélia Teixeira, de 45 anos, com a profissão de ajudante socio- familiar, entre alguns outros cidadãos.

  • DSC01789 copy 1 1A CDU realizou, no dia 8 de setembro, a entrega da lista dos seus candidatos pelo círculo eleitoral da ilha de Santa Maria às eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores que se realizam no próximo dia 25 de outubro. Para além da primeira candidata, Dulce Correia, acompanhada por alguns outros candidatos e apoiantes, também marcou presença o mandatário Marco Coelho.

  • listas sm e comp

    A CDU realizou hoje, dia 9 de setembro, a entrega das listas dos seus candidatos pelo círculo eleitoral da ilha de São Miguel e pelo círculo regional da Compensação às eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores que se realizam no próximo dia 25 de outubro.

  • IMG 20200905 163252 2 1 1

    Largas décadas se passaram desde que as questões ecológicas e ambientais começaram a procurar tornar-se prioridade, mas entre notícias, anúncios e anseios por concretizar o tempo passa e as grandes mudanças tardam. Um dos exemplos que temos nos Açores é o abandono do investimento em energias renováveis no Faial, cujo parque eólico e central hídrica produzem nem 15% do total de energia elétrica que consumimos.

    Os números não mentem: em 2019, 37% da eletricidade produzida no arquipélago proveio de fontes renováveis e endógenas. No mesmo ano, só 14% da energia faialense veio do parque eólico instalado no Salão e 0,011% da hidroelétrica do Varadouro.

    Pode haver quem ache suficiente, mas continuamos muito atrás do que se ambicionava para 2020 e o futuro não parece prometedor. Em fevereiro deste ano soube-se que a EDA irá investir 205 milhões até 2024, sendo que desses vão 158 milhões para aproveitamento de energias renováveis e sistemas de armazenamento de energia.

    De todos os investimentos apenas um para o Faial: um parque fotovoltaico com capacidade de 1,5MegaWatts, a instalar em 2022, o que corresponderá a 4,8% da energia consumida. Ou seja, a correr bem teremos 20% de energia renovável e endógena instalada até meados desta década.

    Relembremos:

    Em 2002 foi inaugurado o parque eólico da Lomba dos Frades, mas a proximidade com habitações levou a protestos da população da Praia do Almoxarife e obrigou à paragem das turbinas entre as 02:00 e as 07:00 todos os dias. Nunca produziu mais de 5% do total consumido;

    Entretanto desmantelou-se o parque e em 2012, quando o parque eólico faialense passou da Lomba dos Frades para os arredores do Cabouco disseram-nos que os cinco aerogeradores poderiam assegurar 20% da energia consumida no Faial, algo que nunca aconteceu;

    Em janeiro de 2014 a EDA instalou um sistema Microgrid AAB nas turbinas, software que nos disseram permitir gerar 75% da nossa eletricidade a partir de fontes renováveis até 2018, o que nunca aconteceu e nada mais se sabe deste projeto;

    A central hídrica do Varadouro tem tecnologia ultrapassada e a produção de apenas 0,011% diz muito da necessidade de investimento urgente tanto no equipamento como nas infraestruturas das Levadas.

    Em outubro de 2019 a utilização de energia renovável dos Açores foi de 39%, bem abaixo dos 59% produzidos em território continental.

    Numa Região que se diz verde, amiga do ambiente, exemplo no mundo, continuamos a ficar muito aquém do nosso potencial nesta matéria. O investimento da EDA em soluções de armazenamento de energia permitirá reduzir o desperdício que atualmente acontece, lamentavelmente o Faial continuará a ver navios e a importar a esmagadora maioria do que precisa quando deveria estar a caminho da autossuficiência energética.

    A CDU Faial acredita que muito mais pode ser feito e denuncia o desprezo dado pelo Governo Regional e pela EDA à ilha do Faial nesta matéria. Há que reforçar a capacidade produtiva do parque eólico e da mini-hídrica.

    Por um projeto de futuro para os Açores.

    CDU Faial

  • passesocialintermodal

    O direito ao transporte e à mobilidade tem sido descurado ao longo dos anos em benefício   de  vários interesses económicos e financeiros, seja nos transportes aéreos, seja nos terrestres ou  marítimos. A situação actual comprova a ausência de uma política dirigida à garantia de transportes públicos de qualidade, regulares e a preços acessíveis, negando um direito fundamental dos açorianos, que tanto dependem destas condições para avançar. Esta parca mobilidade vai subsistindo com elevados custos sociais, económicos, energéticos e ambientais, e afeta negativamente a coesão territorial.

    A intervenção da CDU, denunciando ao longo dos anos a falta de resposta ao problema dos transportes, e exigindo investimentos e redução dos preços, foi e é fundamental para uma maior consciencialização da importância desta dimensão para a vida de todos os açorianos.

  •  

     

     

    f169451e afd6 4b72 b79b b73597582ef7A CDU Açores realizou no dia 27 de agosto, na Vila do Corvo, a apresentação do Primeiro Candidato da CDU ao Círculo Eleitoral do Corvo.

  • p pipas sala de espera

    De forma recorrente, o tema dos transportes e das acessibilidades marca a política açoriana, seja nos programas eleitorais, seja em debates informais, e chega mesmo a ocupar dias e dias das agendas parlamentares da Assembleia Legislativa regional. Nada de estranhar, quer porque vivemos numa região insular quer, e sobretudo, porque ano após ano as apostas em políticas erradas não só não resolvem os graves problemas de acessibilidade e de mobilidade na Região, como os vão agravando.

  • sata

  • rui

    No dia 24 de agosto, com a presença do Coordenador Regional do PCP Marco Varela, primeiro candidato da CDU pelo Círculo de Compensação, teve lugar a apresentação dos primeiros candidatos da coligação pela ilha de São Miguel às próximas eleições regionais.

  • foto daniela jacob

    A CDU Açores realizou no dia 21 de agosto, no Largo Jaime Ferreira na Madalena, a apresentação da Primeira Candidata da CDU ao Círculo Eleitoral do Pico.

  • DSC07726 1

    A CDU Açores realizou no dia 19 de Agosto a apresentação dos Primeiros Candidatos da CDU ao Círculo Eleitoral do Faial.

  • covid19