Temas

É preciso abrir uma Escola das Pescas no Faial

Imprimir
Twitter

CDU Faial - 8 Outubro"É preciso abrir uma Escola das Pescas no Faial", afirmou hoje João Decq Mota Durante uma ação de contacto com a APASA – Associação de Pescadores de Atum e Similares dos Açores, na qual foi acompanhado pela comitiva da CDU Faial.

João Decq Motta, o 1º candidato da CDU pelo Faial, afirmou que é necessário abrir uma “Escola das Pescas” na Ilha do Faial que permita a formação, não só de velhas especialidades, atualmente deficitárias, como Mestre e Motorista, mas também de quadros proficientes nas novas técnicas de preservação e  1ª transformação de pescado, por forma a aumentar o valor das capturas dos Açores.

Apesar dos tunídeos atingirem valores de venda muito elevados em mercados internacionais, o potencial deste recurso está longe de ser completamente aproveitado, já que a exportação em fresco continua a não ser uma opção viável devido a, principalmente, dificuldades de transporte.

João Decq Motta salienta que é possível pescar menos e ao mesmo tempo ganhar mais dinheiro, sendo necessário para isso apostar na qualidade do produto em detrimento das capturas em quantidade. Esta aposta passa por uma sensibilização dos profissionais da pesca para as potencialidades dos seus produtos, pela diminuição do papel dos intermediários (e.g. venda direta das associações de pesca) e sobretudo pela melhoria das condições logísticas ao dispor dos profissionais deste sector, já que as condições de preservação e transporte desempenham um papel crucial no valor final do produto.

Adicionalmente, João Decq Motta denuncia que apesar dos milhões que o PS tem gasto em obras portuárias, continua a não haver um porto de abrigo com boas condições na proximidade do Faial e a frota enfrente sérias dificuldades logísticas, sendo urgente encontrar uma solução para a varagem dos navios de pesca de maior dimensão, que atualmente são “encaixados”, nos “buracos” que vão aparecendo no Porto Comercial da Horta, com grande inconveniência dos armadores.

João Decq Motta declarou que só o reforço da CDU poderá permitir defender o desenvolvimento sustentável do sector das pescas, nos Açores. Para tal é necessário garantir que não existem maiorias absolutas e, para esse objetivo, é o voto na CDU a aposta mais segura. Foi durante a legislatura 1996 – 2000 (em que não existia maioria absoluta), que com um contributo fundamental do PCP se conseguiram aprovar muitas das medidas que ainda hoje permitem contrariar os custos da insularidade, no Parlamento Regional. Só o reforço da CDU poderá impedir novas ou velhas maiorias absolutas e contribuir para a mudança que os Açores precisam.

O 1º candidato da CDU Açores, Aníbal Pires tem criticado os candidatos que “só se preocupam com as tarifas para os turistas, sem se preocuparem com as tarifas que os açorianos têm de suportar” e João Decq Motta vem hoje reafirmar que para a CDU a prioridade tem de ser a da redução dos custos do transporte aéreo para os residentes e especialmente, sectores produtivos como o das pescas e agricultura e só depois para o setor do turismo.

João Decq Motta recordou ainda que, com deputados do PSD e do PS, a frota pesqueira dos Açores foi sendo gerida em modo de “navegação à vista”, sem uma defesa consequente dos pescadores açorianos no Parlamento Europeu e sem se delinear uma estratégia a longo prazo para a sustentabilidade do sector e valorização do trabalho dos pescadores açorianos que vêm os seus rendimentos diminuir, em contraste com os sucessivos aumentos do valor final do seu produto.

“No contexto da crise internacional, é urgente e vital mudarmos de estratégia” afirmou o candidato, apelando ao voto na CDU.

 

Horta, Faial

8 de Outubro de 2012

CDU Açores

Gabinete de Imprensa