Temas

PCP saúda no Parlamento Regional carreira do grupo de música popular "Belaurora"

Imprimir
Twitter

Aníbal PiresFoi hoje aprovado por unanimidade no parlamento Regional um voto de saudação, apresentado pelo PCP, aos 30 anos de carreira do Grupo de Cantares "Belaurora". O PCP valoriza a importante atividade de recolha, preparação e divulgação da música tradicional dos Açores e projecção da identidade açoriana no Mundo levada a cabo por este grupo, que desempenha um papel importante na cultura do nosso Arquipélago.

 

 

 

Voto de Saudação

Pela carreira do grupo de cantares “Belaurora” e do seu trabalho de recolha, preparação e divulgação da música tradicional açoriana

 

 

Em 1985 comemorava-se o Ano Internacional da Juventude. Na Vila de Capelas, em S. Miguel, no âmbito das celebrações, um grupo de jovens procurou o apoio de um professor que estivesse disponível para os iniciar na aprendizagem da música; encontrada essa disponibilidade e vontade, nasceu a 17 de Maio do ano de 1985 um grupo de música e cantares tradicionais que adotou como designação um dos mais belos temas da música açoriana de raiz popular, a Bela Aurora.

Deste então o Grupo de Cantares “Belaurora” tem mantido atividade permanente e dado a conhecer ao Mundo a música tradicional das nossas ilhas. O seu vasto repertório conta com mais de uma centena de títulos e as suas atuações pelos palcos europeus, dos Estados Unidos, Canadá e ilhas da Macaronésia têm, não só maravilhado quem os ouve, mas também servido o nobre objetivo de divulgação do património musical açoriano para além das fronteiras das nossas ilhas.

Sobre a carreira e a qualidade do trabalho que o Belaurora têm desenvolvido disse, em 1996, Urbano Bettencourt, “... o Grupo de Cantares Belaurora tem descoberto matéria e motivações para o desenvolvimento de um coerente (e persistente) projecto de dedicação à nossa música popular.

... quedo-me... à escuta de um rumor-outro que me chega, longínqua Voz de um povo que, na música e por ela, encontrou a chave para a iluminação do quotidiano, das suas sombras e mágoas, solidões e maresias.”

Para além de outros reconhecimentos e méritos conquistados na Região, no País e no Mundo e que fazem parte do espólio das memórias do Belaurora, serão as palavras de ilustres açorianos, das quais me volto a socorrer, que melhor ilustram este trajeto ímpar de recolha e divulgação da música tradicional açoriana.

Em 2004, sobre o Belaurora, Daniel de Sá escreveu, como só ele o sabia fazer, “... o Belaurora foi por aí adiante em anos e ilhas. Ouviu a voz do povo e cantou com ele e com ele se encantou.

... E embalou-nos no seu canto, que é nosso também porque este povo somos todos nós.”

O Belaurora constituído por 10 elementos e dirigido, desde sempre, por Carlos Sousa afirmou-se no panorama musical da Região e tem sido uma Escola de formação e divulgação da nossa matriz cultural. Sendo um grupo amador, realiza há 30 anos um trabalho de recolha, preparação e divulgação que não pode, nem deve passar ao lado dos Representantes do Povo que o Belaurora tão bem canta.

 

Assim, a Representação Parlamentar do PCP, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, propõe o seguinte voto de saudação ao Belaurora:

- A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em Plenário, no dia 20 de Maio de 2015, saúda o Grupo de Cantares “Belaurora” pela atividade de recolha, preparação e divulgação da música tradicional açoriana;

- A Assembleia reconhece o mérito do “Belaurora” na divulgação dos Açores e da cultura açoriana no Mundo;

- A Assembleia saúda o Sr. Carlos Sousa, Diretor Musical e fundador do Belaurora, pelo empenho, disponibilidade e persistência que sempre colocou ao serviço da música e cultura popular.

- Deste voto deve ser dado conhecimento ao “Belaurora”, à Junta de Freguesia de Capelas, à Câmara Municipal de Ponta Delgada e à Direção Regional de Cultura.

 

Sala das Sessões, 20 de Maio de 2015

 

 

 

O Deputado do PCP

 

 

 

Aníbal Pires