Conferência de Imprensa da DORAA do PCP

Imprimir
pcp..jpgNo dia 24 de Agosto decorreu em Ponta Delgada uma reunião da DORAA do PCP. A reunião da DORAA teve um carácter extraordinário e destinou-se, no essencial, a fazer o balanço final das candidaturas da CDU às eleições Autárquicas de 9 de Outubro e aprovar a programação de acções de pré-campanha e de materiais de propaganda.
A DORAA do PCP fez, ainda, uma breve análise à situação política nacional e regional.
 
1. Eleições Autárquicas 2005
A DORAA do PCP apresenta, publicamente, o balanço final das candidaturas da CDU na Região Autónoma dos Açores. As Candidaturas da CDU abrangem 7 ilhas e 14 concelhos. Apenas nas ilhas do Corvo e da Graciosa não são apresentadas candidaturas a qualquer dos órgãos autárquicos.
A dimensão regional do PCP e da CDU fica, assim assegurada. Não só apresentamos alternativa de voto na grande maioria das ilhas e concelhos mas, sobretudo, à maioria dos eleitores açorianos.
 
A DORAA do PCP congratula-se com o enorme esforço feito pelos militantes e simpatizantes do PCP e da CDU pelo trabalho que desenvolveram e que, apesar das condições políticas adversas e de comportamentos anti-democráticos, nomeadamente, de alguns “comissários políticos” do partido que exerce o poder regional, permitem que o balanço das candidaturas da CDU às eleições de 9 de Outubro seja considerado positivo. O número de cidadãos independentes e de mulheres que assumem, muitos pela primeira vez, a condição de candidatos nas listas da CDU são, para a DORAA do PCP, mais um elemento de congratulação pois permite-nos encarar esta e outras batalhas eleitorais com optimismo.
 
A CDU concorre a um total de 40 freguesias assim distribuídas por concelhos: Horta – 10, Madalena – 3, S. Roque do Pico – 2, Angra do Heroísmo – 5, Praia da Vitória – 3, Ponta Delgada – 8, e apoia 2 candidaturas de cidadãos eleitores (Santa Clara e Ajuda) Lagoa – 2, Ribeira Grande – 5, Vila Franca do Campo – 1, Vila do Porto – 1.
 
A CDU concorre a 12 Assembleias Municipais nos seguintes concelhos: Lajes da Flores – Vítor Gomes, Santa Cruz das Flores – Paulo Valadão, Horta – Luís Bruno, Madalena – Hélio Goulart, S. Roque do Pico – Ilda Leite, Velas – Francisco do Carmo, Angra do Heroísmo – Francisco Machado, Praia da Vitória – Vítor Galvão, Ponta Delgada – Patricia Santos, Lagoa – Fátima Garcia, Ribeira Grande – Lurdes Branco, Vila do Porto – José Ricardo.
 
A CDU concorre às Câmaras Municipais dos seguintes concelhos: Horta – José Decq Mota, Madalena – Ernesto Rodrigues, S. Roque do Pico – José Ávila, Velas – José Guilherme Machado, Angra do Heroísmo – Vítor Silva, Praia da Vitória – António Fonseca, Ponta Delgada – Aníbal Pires, Ribeira Grande – Antero Quental, Vila Franca do Campo – José Pedro Franco, Povoação – Carlos Melo, Vila do Porto – Ana Loura. Não tendo candidatura própria no concelho de Santa Cruz das Flores a CDU apoia a lista de cidadãos eleitores à Câmara Municipal.
 
No âmbito das acções de pré-campanha o Coordenador Regional do PCP deslocar-se-à a todos os concelhos onde a CDU apresenta candidaturas para participar em acções promovidas pelas candidaturas locais. A DORAA do PCP aprovou a realização de um Encontro sobre Autarquias a realizar no dia 17 de Setembro em Ponta Delgada, onde estará presente um dirigente nacional da CDU.
 
2- Situação Política
A DORAA do PCP analisou, ainda que brevemente, a situação política nacional, nomeadamente as medidas tomadas e anunciadas durante os seis meses de governação do PS e de José Sócrates e o quadro político que se relaciona com as eleições presidenciais. A continuidade das políticas do governo de direita, às quais os portugueses disseram, claramente, não em 20 de Fevereiro foram retomadas e agravadas pelo governo do PS com o aprofundamento do ataque aos direitos sociais dos trabalhadores e das camadas mais desprotegidas da população.
 
A DORAA do PCP exorta os trabalhadores e a população a manifestarem o seu desacordo e a lutarem contra a política levada a cabo pelo governo de José Sócrates que, até agora apenas tem servido para continuar a alimentar os interesses das oligarquias económicas e satisfazer os interesses dos grupos política e económicos dominantes na União Europeia.
 
A DORAA do PCP manifesta o seu apoio à candidatura de Jerónimo de Sousa às presidenciais do próximo ano e, uma vez mais, lamenta que também neste quadro o PS se apresente debilitado e subordinado a estratégias políticas pouco claras. A situação política regional, mesmo tendo em consideração que estamos no Verão, continua a caracterizar-se por um silêncio preocupante relativamente a questões que apenas há um ano atrás enchiam os discursos dos membros do Governo Regional. A distribuição gratuita do sinal de televisão dos quatro canais nacionais e o prolongamento da pista do aeroporto da Horta, são apenas dois dos exemplos desta mudança de atitude do poder regional perante o Governo da República. A oposição representada institucionalmente parece, igualmente, vocacionada para se acomodar à presente situação, talvez porque 2008 esteja ainda muito distante, tal é a adaptação e subserviência demonstrada perante a governação regional. Ponta Delgada, 25 de Agosto de 2005
 
O Coordenador Regional, Aníbal C. Pires